Protarefa-listagem-inicial-tarefas

Nome de fluxos, tarefas e rótulos de identificação

O Protarefa é uma ferramenta para organizar as empresas e, por isso, manter o padrão de nomenclatura de fluxos, tarefas e rótulos é muito importante.

Você já tentou organizar os arquivos do seu computador com uma estrutura de pastas e depois de um tempo precisou fazer isso de novo porque não se sentiu confortável?

Pois bem, pensar em todas as nomenclaturas e estruturas de identificação irão fazer toda a diferença na agilidade da sua empresa.

Porque estou falando isso?

Pelo simples fato que nós pensamos em ser fácil e simples e criamos nossos botões padrões para executar as tarefas.

Assim você e seus colaboradores precisam aprender uma vez só e com isso vocês ganham organização, produtividade e melhores entregas.

Nesse artigo falamos sobre os ícones de tarefas. Este artigo é tão importante quanto esse que você está lendo, porque estamos falando em organização e produtividade da sua empresa.

Nesse outro artigo falei sobre o conceito de fluxo de trabalho, então vou deixar apenas uma imagem ilustrativa que irei te explicar sobre: Nomes de fluxos e tarefas.

Fluxos de reembolso - protarefa
Nomes de fluxos de trabalho e tarefas

Nomes de Fluxos

Os nomes de fluxos devem ser pensados para que sejam claros e autoexplicativos.

Como no exemplo acima temos 2 fluxos de reembolso, mas no nome do fluxo deixamos claro que um deles será necessário passar por aprovação.

Claro que este é um exemplo simples, mas retrata bem o que queremos demonstrar e você deve se atentar sempre quando for criar um fluxo na sua empresa.

Tarefas

As tarefas são atividades, que podem ser sequenciais ou não, e ao conjunto de atividades chamamos de fluxo de trabalho.

Na imagem acima, foi destacada a tarefa 1, “Detalhes da compra”. Assim como o título do fluxo, o nome da tarefa é igualmente importante.

Na próxima imagem, você irá ver a importância de pensar nos nomes de fluxos, tarefas e os rótulos de identificação.

Tarefas para fazer - Protarefa
Tarefas para fazer

Rótulos de identificação

No Protarefa, sempre que você iniciar um fluxo ele irá pedir um rótulo de identificação. A nomenclatura dos rótulos dependem muito de cada empresa.

Por exemplo: Um de nossos clientes, que utiliza o Protarefa para fazer gestão de franquias, utiliza o rótulo com o nome e número da unidade.

Outra empresa utiliza o Protarefa para fazer desenvolvimento de site e sistemas e no rótulo eles preenchem com o nome do cliente.

Tão importante quanto na imagem acima, podemos ver, na imagem abaixo, a necessidade de utilizar o rótulo corretamente.

Dashboard - Protarefa
Dashboard – Protarefa

Na imagem acima fica clara a importância quando temos várias tarefas de um mesmo fluxo exibidas na dashboard.

Temos 4 tarefas no nosso “Fluxo de desenvolvimento” que estão na etapa “Doing”. Assim, utilizando corretamente os rótulos conseguimos identificar o que é cada tarefa para executar.

Quer usar o Protarefa na sua empresa?

Acesse: protarefa.com.br.

Bruno Benessuti

Bruno Benessuti é pós graduado em Gerenciamento de Projetos pelo SENAC e Bacharel em Sistema de Informação pela Unesp, trabalha a 12 anos projetos digitais e a 3 anos empreende em Startups. Hoje é sócio e CEO do Protarefa e acredita na tecnologia como ferramenta de mudança para uma sociedade melhor e que através dela problemas complexos possam ser resolvidos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit exceeded. Please complete the captcha once again.