Protarefa-listagem-inicial-tarefas

Nome de fluxos, tarefas e rótulos de identificação

O Protarefa é uma ferramenta para organizar as empresas e, por isso, manter o padrão de nomenclatura de fluxos, tarefas e rótulos é muito importante.

Você já tentou organizar os arquivos do seu computador com uma estrutura de pastas e depois de um tempo precisou fazer isso de novo porque não se sentiu confortável?

Pois bem, pensar em todas as nomenclaturas e estruturas de identificação irão fazer toda a diferença na agilidade da sua empresa.

Porque estou falando isso?

Pelo simples fato que nós pensamos em ser fácil e simples e criamos nossos botões padrões para executar as tarefas.

Assim você e seus colaboradores precisam aprender uma vez só e com isso vocês ganham organização, produtividade e melhores entregas.

Nesse artigo falamos sobre os ícones de tarefas. Este artigo é tão importante quanto esse que você está lendo, porque estamos falando em organização e produtividade da sua empresa.

Nesse outro artigo falei sobre o conceito de fluxo de trabalho, então vou deixar apenas uma imagem ilustrativa que irei te explicar sobre: Nomes de fluxos e tarefas.

Fluxos de reembolso - protarefa
Nomes de fluxos de trabalho e tarefas

Nomes de Fluxos

Os nomes de fluxos devem ser pensados para que sejam claros e autoexplicativos.

Como no exemplo acima temos 2 fluxos de reembolso, mas no nome do fluxo deixamos claro que um deles será necessário passar por aprovação.

Claro que este é um exemplo simples, mas retrata bem o que queremos demonstrar e você deve se atentar sempre quando for criar um fluxo na sua empresa.

Tarefas

As tarefas são atividades, que podem ser sequenciais ou não, e ao conjunto de atividades chamamos de fluxo de trabalho.

Na imagem acima, foi destacada a tarefa 1, “Detalhes da compra”. Assim como o título do fluxo, o nome da tarefa é igualmente importante.

Na próxima imagem, você irá ver a importância de pensar nos nomes de fluxos, tarefas e os rótulos de identificação.

Tarefas para fazer - Protarefa
Tarefas para fazer

Rótulos de identificação

No Protarefa, sempre que você iniciar um fluxo ele irá pedir um rótulo de identificação. A nomenclatura dos rótulos dependem muito de cada empresa.

Por exemplo: Um de nossos clientes, que utiliza o Protarefa para fazer gestão de franquias, utiliza o rótulo com o nome e número da unidade.

Outra empresa utiliza o Protarefa para fazer desenvolvimento de site e sistemas e no rótulo eles preenchem com o nome do cliente.

Tão importante quanto na imagem acima, podemos ver, na imagem abaixo, a necessidade de utilizar o rótulo corretamente.

Dashboard - Protarefa
Dashboard – Protarefa

Na imagem acima fica clara a importância quando temos várias tarefas de um mesmo fluxo exibidas na dashboard.

Temos 4 tarefas no nosso “Fluxo de desenvolvimento” que estão na etapa “Doing”. Assim, utilizando corretamente os rótulos conseguimos identificar o que é cada tarefa para executar.

Quer usar o Protarefa na sua empresa?

Acesse: protarefa.com.br.

Daniel Bonato

Também conhecido por Bona. Líder estratégico e de desenvolvimento do Protarefa. Pós graduado em Gestão de Projetos com práticas do PMI e graduado em Publicidade e Propaganda. Docente em Instituições de Ensino como SENAC e SENAI, co-organizador do evento Startup Weekend da cidade de Bauru nos anos de 2016 e 2017. Mentor no evento Hackathon Bauru (devTalks) e Startup Weekend 2018. Evangelista da comunidade de startups de Bauru, Sandwich Valley. Palestrante em instituições de ensino como UNESP, FIB, ITE. Palestrante internacional no evento FUTURE STACK 2015 em São Francisco – CA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *