Protarefa, quem somos?

Somos uma plataforma para melhorar as organizações das empresas através de fluxos de trabalho e tarefas (workflow). Se você procura por BPM, eu garanto que o Protarefa é um BPMS e pode te atender perfeitamente, mesmo não usando o padrão visual do BPMN.

Antes de você continuar a leitura já vou avisando: Nós somos legais 💜.

De onde somos?

Somos de Bauru, interior de SP.


Time:

Atualmente composto por 3 pessoas:

Bruno Benessuti

Responsável pelo desenvolvimento e tecnologia do Protarefa. Bacharel em Sistemas de Informação, graduado pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Pós-graduado em Gerenciamento de Projetos – práticas do PMI, pelo Senac. Cofundador da Digital Labs. Trabalha há mais de 10 anos com projetos web.


Daniel Machado

Líder comercial do Protarefa, prospecção de novos clientes e fechamento de novos negócios. Possui 3 anos e meio de experiência profissional em consultoria de gestão empresarial, com enfoque no método PDCA. Experiência como gestor de planejamento de empresas varejistas de cosméticos/perfumaria e de moda, como responsável desde o orçamento, S&OP, planejamento de demanda, financeiro, sortimento, distribuição até o acompanhamento de resultados.


Anderson Arcênio

Cofundador da Digital Labs, venture builder responsável por criar startups como o Salus e Protarefa. Também é cofundador do Livebuzz e Sócio da Dinamize. Com 14 anos de experiência com projetos digitais, é pós-graduado em Gerenciamento de Projetos – práticas do PMI, pelo Senac e bacharel em Sistemas de Informação, graduado pela Universidade Estadual Paulista – UNESP.



Porque surgimos?

O Protarefa surgiu com a proposta de ajudar a reduzir a mortalidade das empresas. Segundo pesquisas do SEBRAE, 6 a cada 10 empresas fecham as portas antes de completarem 5 anos de vida. Isso ocorre, entre outros fatores, devido a falta de processo bem definidos e a não utilização de tecnologia para gestão do negócio.

Saindo desse problema desenvolvemos o Protarefa, para que as empresas possam ter uma ferramenta de fácil usabilidade e acessível para as empresas.

Partindo da premissa de sempre ser simples adotamos 2 linhas:

  • Funcionar como um email;
  • Funcionar como um formulário de pesquisa.


Funcionar como email:

Todo mundo está habituado a trabalhar com e-mail, então resolvemos agrupar as tarefas em forma de email, para que seja mais fácil o entendimento do Protarefa a primeira vista. Trabalhamos, inclusive, com o conceito de caixa zero, ou seja, tarefa que não consigo executar agora por alguma dependência ou impedimento, eu posso adiar a tarefa para uma data em que eu vá conseguir executar (tirando essa tarefa da caixa de entrada e movendo para tarefas adiadas).


Funcionar como um formulário de pesquisa:

Todo mundo já preencheu alguma pesquisa na internet e muitas delas foi pelo Google Forms. Seguindo a linha de ser simples, foi fácil transformar atividades/perguntas a serem executadas em perguntas de pesquisa. Isso facilita bastante pois deixa bem claro as perguntas e respostas na hora da execução e até em pesquisas futuras em tarefas finalizadas.



Nossas conquistas:

No pré lançamento do Protarefa participamos do programa de aceleração e mentoria do SEBRAE/SP – Bauru, STARTUP SP. Onde durante 6 meses preparamos e formatamos o produto para o mercado, seguindo vários conceitos de Startups como Lean Startup, Business Model Canvas, pesquisa de mercado e desenvolvimento com foco no cliente.

Campus Party Brasil/SP – 2018

Após nosso lançamento oficial fomos selecionados para participar da Campus Party Brasil – SP, que é a maior feira de tecnologia da América Latina, onde pudemos expor o Protarefa para mais de 2 mil pessoas que passaram pelo nosso stand durante a semana.

Feira do Empreendedor – 2018

No mês seguinte, novamente através de seleção, participamos da Feira do Empreendedor e durante 2 dias de stand apresentamos nosso produto para centenas de pessoas que passaram por lá e queriam entender mais sobre gestão de processos e melhoria contínua.

Atualmente Protarefa atua como membro evangelizador no cenário de Startups de Bauru, Sandwich Valley e em programas de startups como o Startup Weekend Bauru.

Em Fevereiro estamos comemorando nosso aniversário de lançamento oficial e para agradecer esse ano repleto de conquistas lançamos o nosso aplicativo, saiba mais.