protarefa-facil-e-simples

Protarefa: a premissa do “Fácil e Simples”

Quando desenvolvemos o Protarefa tínhamos um objetivo bem claro: Ajudar as empresas com a transformação digital de uma forma diferente do que o mercado estava entregando, sendo “Fácil e simples”.

Queríamos que, além do fácil e simples, o Protarefa seguisse a linha “Menos é mais”.

A história do “Menos é mais”

Será que o arquiteto alemão Ludwig Mies van der Rohe (1886-1969) ficaria espantado com a fama da sua frase “menos é mais” (“Weniger ist mehr”, em alemão, ou “Less is more”, em inglês)? O projetista pode até não ter sido o único a usar a expressão, mas certamente a incorporou e popularizou.

fonte: https://noticias.bol.uol.com.br/bol-listas/10-expressoes-curiosas-e-ditos-populares-com-origem-na-arquitetura.htm

Fácil e Simples

Juntando um pouco do conceito do “menos é mais”, trabalhamos na linha do “Fácil e simples”.

Fácil

A premissa de ser fácil seria para que a curva de aprendizado dos usuários fossem a menor possível.

Escolhemos o “Material Design”, desenvolvido pelo Google. Ele é um conceito desenvolvido em cima de muito estudo de usabilidade e testes com usuários.

O Google disponibilizou todo o estudo para que outras pessoas pudessem estudar e usar, e está disponível aqui.

Simples

A outra Premissa: Ser simples.

Para ser considerado simples os usuários devem encontrar as informações mais relevantes sempre de forma fácil, quanto menos clique melhor.

Apesar de nos basearmos no Material Design para dispor as informações na tela, algumas alterações foram feitas em cima dos casos de uso de nossos clientes.

A linha de ser simples vai de encontro também com as ferramentas online mais utilizadas pelas pessoas e empresas.

Por isso, nossa modelagem de tarefas e fluxos e a tela de responder tarefa se assemelham bastante com o Formulários, do Google.

O calendário de eventos foi uma somatória de Calendário do Google e do Outlook (Microsoft).

Recursos

Todos os novos recursos do Protarefa são colocados em nosso roadmap e repriorizado sempre que surge uma nova demanda.

Afinal, por sermos uma startup, seguimos o conceito de “Desenvolvimento com foco no cliente”.

Assim, sempre que um cliente, novo ou atual, solicita uma nova funcionalidade priorizamos o backlog atual com a nova demanda e analisamos se a funcionalidade vai atender mais clientes ou se é só aquele que está solicitando.

Por ser uma ferramenta SaaS, Software as a Service, o Protarefa tem que ser generalista para atender o maior número de clientes em todos os recursos que entrega.

Bruno Benessuti

Bruno Benessuti é pós graduado em Gerenciamento de Projetos pelo SENAC e Bacharel em Sistema de Informação pela Unesp, trabalha a 12 anos projetos digitais e a 3 anos empreende em Startups. Hoje é sócio e CEO do Protarefa e acredita na tecnologia como ferramenta de mudança para uma sociedade melhor e que através dela problemas complexos possam ser resolvidos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit exceeded. Please complete the captcha once again.