banner do post: Case de sucesso aplicação de BPM nas empresas

2 cases de sucesso na aplicação de BPM em empresas

Quer saber como a aplicação de BPM pode contribuir com o crescimento da sua empresa? No post de hoje iremos apresentar 2 exemplos de aplicações de BPM em empresas de diferentes setores, confira agora. 

A busca pela excelência nos modelos de gestão fez com que a pesquisa pela metodologia de gerenciamento dos processos de negócio, ou BPM, crescesse muito nos últimos anos. 

Gestores, analistas, consultores e prestadores de serviço tem, constantemente, buscado por metodologias, ferramentas ou técnicas que tornem suas empresas mais produtivas.

Mas se você não sabe como o gerenciamento de processos de negócio pode te ajudar, continue lendo esse texto que iremos despertar alguns questionamentos sobre a sua situação atual.

A aplicação do BPM nas seguradoras de automóveis

O gerenciamento de processos de negócio é uma disciplina orientada ao cliente final.

Um bom exemplo de uma transformação decorrente da aplicação de BPM está no artigo, o que é Gestão de Processos de Negócio.

Nesta obra, o pesquisador e engenheiro Michael Hammer, apresenta o caso das seguradoras de automóveis.

Quando o cliente se deparava com uma situação que era necessário o acionamento do seguro, desde o processo inicial, de requisição do serviço, até o primeiro contato do perito com o veículo transcorria de 7 a 10 dias.

Todo esse tempo representava uma experiência ruim para o cliente e, ao mesmo tempo, representava uma oportunidade de aumentar a competitiva da empresa.

Sendo assim, através do mapeamento e da transformação dos processos, o executivo foi capaz de reduzir esse tempo para até 9 horas.

E, além disso, através do gerenciamento desse novo fluxo de trabalho o gestor foi capaz de acompanhar o andamento das atividades, antecipar possíveis erros e identificar novas oportunidades de melhoria.

A disciplina de BPM no setor público

Além de identificar oportunidades para aumentar a satisfação do cliente, a disciplina de BPM também impacta processos produtivos e tornando-os mais assertivos.

Como realizado pela pesquisadora e engenheira Isadora Mariano, em um projeto para a Confederação Nacional de Agricultura. 

A engenheira, através do mapeamento de processos, consegui transformar várias práticas no processo de trânsito animal.

Através da disciplina de BPM, a autora reduziu os custos das operações, ao eliminar o uso do papel impresso e diminuir o extravio de informações fundamentais.

Além disso, a implementação de um sistema digital permitiu que as informações ficassem seguras em um banco de dados e os processos se tornaram mais ágeis.

E você, já conseguiu identificar processos que estão impactando negativamente na experiência do seu cliente final?

Não perca tempo, comece agora a metodologia de BPM na sua empresa e implemente os processos otimizados em uma plataforma de gerenciamento de tarefas.

Além disso, caso tenha gostado do conteúdo, não deixe de compartilhar com um colega e também nos deixe um comentário.

[rock-convert-cta id=”516″]

Referências

HAMMER, Michael. O que é gestão de processos negócios?

MARIANA, Isadora C. Melhoria de Processos pelo BPM : aplicação no setor público.

Bruno Benessuti

Bruno Benessuti é pós graduado em Gerenciamento de Projetos pelo SENAC e Bacharel em Sistema de Informação pela Unesp, trabalha a 12 anos projetos digitais e a 3 anos empreende em Startups. Hoje é sócio e CEO do Protarefa e acredita na tecnologia como ferramenta de mudança para uma sociedade melhor e que através dela problemas complexos possam ser resolvidos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit exceeded. Please complete the captcha once again.