Saiba como a disciplina de BPM pode ajudar a sua exportadora a se tornar mais produtiva e competitiva.
Aqui no blog já falamos bastante sobre BPM, inclusive, possuímos até um ebook sobre o assunto:
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Mas, de forma resumida, a aplicação da disciplina de BPM na empresa é capaz de implementar metas de melhoria, eliminar retrabalho, burocracia e custos desnecessários.
Além disso, o BPM auxilia o alinhamento das atividades da organização à estratégia, melhora informações para sistemas de gerenciamento, dentre outros benefícios.
A disciplina de BPM para as empresas de exportação
As empresas de exportação, em sua maioria, gerenciam suas atividades a partir de uma visão departamental onde cada departamento é responsável pelos seus processos.
A transformação da visão departamental para uma Gestão de Processos auxilia os profissionais de comércio exterior a possuírem uma visão macro do funcionamento organizacional.
Por isso, é preciso ter a visão processual para atender às necessidades de seus clientes, entregando valor e reduzindo os custos de operação.
Além disso, a aplicação da disciplina com o auxílio de ferramentas de qualidade, auxiliar sua empresa a encontrar atividades sem valor e que se repetem nos departamentos.
É possível utilizar Histogramas, por exemplo, para identificar as curvas de frequência de atrasos do produto exportado e na média do tempo que o produto fica armazenado.
Como identificar os processos da sua exportadora
Para iniciar a aplicação da disciplina de BPM é necessário identificar os processos da sua exportadora.
Para identificar os processos é preciso conhecer: os atores do processo (clientes, Receita Federal, Despachante…), os departamentos envolvidos, as documentações necessárias e o fluxo de informação os pontos.
Conhecendo esses pontos é possível estabelecer as relações entre as tarefas.
Depois, é só construir os processos organizacionais, tais como: processo de emissão da documentação da exportação, processo de transporte ao terminal, entre outros.
Com a identificação dos processos é possível identificar as adversidades que ocorrem nas transações do comércio exterior, como: atrasos, cancelamentos e urgências.
Com essa quantidade de informações, a tomada de decisão se torna mais assertiva e, consequentemente, a entrega de valor se expande, impactando positivamente na competitividade da empresa.
Por isso, a disciplina de BPM pode ajudar a sua exportadora otimizar seu trabalho e a experiência do seu cliente.
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