5 ferramentas fundamentais para organizar seus processos

5 ferramentas fundamentais para organizar seus processos

A organização dos seus processos empresariais por meio de um software requer diversas ferramentas fundamentais para contribuir com o desenvolvimento das suas tarefas.

A complexidade do trabalho desenvolvido requer ferramentas que auxiliem a transformação digital da sua empresa e a tornem mais competitiva e produtiva.

Pensando nisso, você já desenhou quais são as necessidades técnicas do seu negócio? Neste artigo iremos apresentar a você 5 ferramentas fundamentais para uma plataforma de gestão orientada a processos.

5 ferramentas fundamentais para organizar suas tarefas

A automatização dos fluxos de tarefas permite que você tenha maior controle nos processos que ocorrem na sua empresa, gerenciando as equipes, diminuindo riscos e aumentando a produtividade.

Porém, atingir a eficiência máxima dos seus fluxos requer algumas funcionalidades específicas e é isto que iremos discutir agora:

1- Integrações com outras plataformas.

A possibilidade de integrar diversas plataformas permitiu que técnicas distintas se unissem para contribuir positivamente com o negócio.

Mas o que é essa integração entre plataformas?

Existem diversas soluções tecnológicas específicas para algumas tarefas, tais como: solicitações de clientes, compras e pagamentos online, envio de e-mail marketing, entre outras. 

A integração entre plataformas digitais permite que um dado acontecimento em uma delas desencadeie uma ação específica em outra, gerando um processo contínuo.

Por exemplo, uma compra realizada em seu e-commerce dispara um fluxo de tarefas no software de gestão de processos.

Esse processo integrado garante a organização e a eficiência das suas tarefas, automatizando a conexão entre as etapas distintas.

2- Adaptado para os múltiplos dispositivos

As plataformas digitais devem, obrigatoriamente, estar disponíveis para todos os dispositivos (celulares, notebooks, tablets…), mas não só isso, a experiência do usuário deve ser otimizado para todos.

Esse fenômeno não é diferente para as ferramentas de organização de tarefas, a responsividade é fundamental e, para além disso, a usabilidade tem que ser incrível.

3- Recursos móveis e colaborativos

A sociedade atual passa por um processo de transformação sem precedentes, a rotina e os hábitos de todos estão mudando, o home-office, por exemplo, já é uma realidade de muitas empresas.

Portanto, uma plataforma de organização das tarefas necessita de funcionalidades em tempo real, permitindo a colaboração dos trabalhadores e a assertividade do negócio.

Os dados, métricas e as informações necessárias para a realização da tarefas precisam de acesso fácil e instantâneo, por isso, a conexão com a nuvem é tão importante.

4 – Organização de demandas e datas

Pode parecer simples, mas todo software de organização de processos deve ser capaz de inserir datas para entregas.

Todas as tarefas estratégicas precisam ser realizadas e, para que não ocorra problemas de produtividade, as datas devem ser cumpridas.

Para a organização e para garantir a realização do fluxo é necessário de gatilhos que antecipem possíveis atrasos, tanto para os gestores quanto para os colaboradores.

Porém, atrasos acontecem, por isso, sua plataforma deve permitir a prorrogação de datas previamente estabelecidas, caso alguma coisa interfira no processo.

5- Métricas de controle, qualidade e metas.

Todos os processos que ocorrem na sua organização devem ser metrificados para garantir a máxima eficiência do fluxo e a gestão do negócio.

É fundamental ter um histórico dos atrasos, dos pedidos de prorrogação, das entregas antecipadas, enfim, do processo produtivo, pois, todo o fluxo deve ser melhorado constantemente.

Mais que isso, seu software de gestão das tarefas também deve ser capaz de inserir as metas estabelecidas, para que os gestores e colaboradores possam acompanhar a evolução do trabalho conjunto.

Conferiu quais são as 5 ferramentas para que você escolha um software de gestão dos fluxos de tarefas?

Gostou do conteúdo? Compartilhe com os seus colegas e se tiver mais alguma funcionalidade que você considere fundamental, deixe nos comentários, será um prazer dialogarmos sobre isso.

[rock-convert-cta id=”486″]

Bruno Benessuti

Bruno Benessuti é pós graduado em Gerenciamento de Projetos pelo SENAC e Bacharel em Sistema de Informação pela Unesp, trabalha a 12 anos projetos digitais e a 3 anos empreende em Startups. Hoje é sócio e CEO do Protarefa e acredita na tecnologia como ferramenta de mudança para uma sociedade melhor e que através dela problemas complexos possam ser resolvidos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit exceeded. Please complete the captcha once again.