Os ícones de tarefas são parte do conceito inicial de ser Fácil e simples.
A simplicidade está em mostrar rapidamente o que o usuário precisa saber, sem necessariamente expressar em palavras.
A Forma de separar as tarefas
A estrutura base da listagem de tarefas:
- Título
- Nome do fluxo e rótulo
Os ícones de tarefas
Categorizamos as tarefas em 5 tipos diferentes, como você pode ver na imagem abaixo:
1 – Tarefas Avulsas (ad hoc)
Tarefas avulsas são as tarefas a parte (desvinculadas) de qualquer fluxo, evento ou meta.
São simplesmente tarefas criadas para resolver uma demanda pontual de um usuário para outro.
Por exemplo: Um empregado da empresa precisa simplesmente enviar um recado para outro ou solicitar alguma coisa fora do fluxo normal de trabalho.
Elas levam esse símbolo para mostrar que são coisas pontuais e, normalmente, rápidas de executar.
2 – Tarefas de fluxos
As tarefas de fluxo são as mais comuns, considerando que o Protarefa foi desenvolvido inicialmente para ser um workflow.
Portanto, para ter um fluxo com tarefas e pessoas/times definidos onde as sequências do encadeamento de tarefas já foram definidas previamente na modelagem.
Assim, toda a tarefa de fluxo leva esse símbolo como representatividade, indicando que elas fazem parte de uma linha do tempo.
3 – Notificação de tarefas
Este ícone de sino é um símbolo universal de notificação que simboliza nova notificação.
Afinal, ele está presente em aplicações como Facebook, Google, Youtube e vários outros que querem notificar alguma coisa.
Esse símbolo de notificação aparece atrelado as tarefas respostas das “Tarefas Avulsas”.
É para te mostrar que aquela é uma tarefa avulsa, mas que você não precisa executar nada, apenas conferir o solicitado.
4- Tarefas de eventos
As tarefas de evento surgiram da integração entre evento e ata de reunião.
Portanto sempre que existe uma reunião com a equipe, surge uma ata de reunião que tem tarefas e ações para pessoas específicas com data de entrega.
Então, sempre que esse ícone aparecer para você significa que está é uma tarefa atrelada a um evento.
5- Tarefas de metas
Metas foi um recurso recente lançado com o Protarefa e você pode ver mais detalhes nesse post.
Esse símbolo representa uma tarefa de um indicador fixo de uma meta, ou seja, uma indicador que não estava atrelado a nenhum fluxo.
É como se fosse uma tarefa avulsa programada durante a criação da meta que vai passar para um usuário responder e para outro validar a informação.
6- Tarefas para times
Todas as tarefas podem ser atreladas para usuários e/ou times de usuários, ou seja, um grupo de usuário que irão receber a mesma tarefa e poderão executar em conjunto.
Assim, as tarefas para times funcionam bem quando o seu departamento possui empregados com o mesmo nível de conhecimento e hierárquico.
Você pode direcionar a tarefa para o time, assim, e ela está disponível para todos do time.
As cores
Além dos ícones de tarefas, também trabalhamos a composição visual das tarefas com cores.
Pois, para continuar sendo simples, seguimos as cores universais dos semáforos de trânsito: vermelho, amarelo e verde.
7- Vermelho: Cuidado
As tarefas recebem a tarja vermelha como indicativo de que está com data de vencimento no limite ou, até, já venceu.
É mais uma das representações que criamos para que o usuário consiga rapidamente ver as tarefas urgentes.
8- Amarelo: Atenção
A tarja amarela aparece como sinal de atenção, ela nos mostram as tarefas que estão com o vencimento para o próximo dia, ou seja, estão com vencimento de véspera.
Essa simbologia representa um sinal de alerta para o usuário, mostrando que deve haver um interação com a tarefa com uma certa prioridade.
Verde: Situação OK
A tarja verde não aparecem em tarefas. Elas vão aparecer em listagem de usuários e registros em Banco de Dados.
Nessas situações elas mostram os usuários e registros que estão ativos e as tarjas vermelhas, nessa lista, os ítens desativados.
Quer ver, na prática, todos esses elementos?
Acesse https://protarefa.com.br.