Banner sobre a postagem de campos condicionais

A importância dos campos condicionais para os processos

Os usuários nos planos Pro podem adicionar campos condicionais aos formulários das tarefas para exibir ou ocultar campos de acordo com o valor de outros campos da tarefa.

Para exemplificar a informação anterior,  apresentamos o seguinte cenário: ao cadastrar um novo cliente, necessitamos de uma condição relacionada ao tipo, ou seja, se for uma pessoa física você pedirá para completar o CPF e a data de nascimento, se for uma pessoa jurídica, você solicitará o CNPJ e a razão social. 

Outras situações que a criação de campos condicionais pode te auxiliar: 

  • Requisitar mais informações com base em certas condições nos campos anteriores;
  • Tornar as tarefas mais compactas apenas pedindo mais informações quando necessário;
  • Criar uma lógica condicional para aumentar a complexidade das tarefas

A seguir, demonstramos a aplicação desse exemplo no Protarefa: 

Gif sobre o campo condicional realizado na plataforma protarefa, no gif, existe a seleção de cliente jurídico e físico, com campos CNPJ e Razão Social e CPF e data de nascimento, respectivo para cada perfil.

Outra aplicação que auxilia na personalização é a criação de filtros dinâmicos,ou seja,  adicionar condições para os filtros do campo, esse campo só exibirá os valores relacionados com a seleção anterior.

Por exemplo, se tivéssemos 2 campos “Cidade” e “Estado”, os valores da “Cidade” (filtrados por “Estado”) só iriam aparecer após a realização da escolha do campo “Estado”.

Também demonstramos esse exemplo na plataforma Protarefa, criamos um registro e, em seguida, colocamos esse registro como uma condição para que o campo cidade seja visualizado pelo usuário. 

No gif a seguir, mostramos como criar seu registro para o filtro dinâmico:

criação de um registro para o filtro dinãmico na plataforma Protarefa, para o exemplo anterior.

Na imagem a seguir, o registro pode ser selecionado ao optar pela inclusão de um filtro dinâmico:

Utilização do filtro dinâmico

A criação de tarefas condicionais permite a criação de solicitações personalizadas e padronizadas, ocultando e revelando informações cruciais para a execução dos processos, evitando que os usuários encarem dezenas de informações irrelevantes, reduzindo o desperdício de tempo e possíveis erros. 

Bruno Benessuti

Bruno Benessuti é pós graduado em Gerenciamento de Projetos pelo SENAC e Bacharel em Sistema de Informação pela Unesp, trabalha a 12 anos projetos digitais e a 3 anos empreende em Startups. Hoje é sócio e CEO do Protarefa e acredita na tecnologia como ferramenta de mudança para uma sociedade melhor e que através dela problemas complexos possam ser resolvidos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit exceeded. Please complete the captcha once again.