Os usuários nos planos Pro podem adicionar campos condicionais aos formulários das tarefas para exibir ou ocultar campos de acordo com o valor de outros campos da tarefa.
Para exemplificar a informação anterior, apresentamos o seguinte cenário: ao cadastrar um novo cliente, necessitamos de uma condição relacionada ao tipo, ou seja, se for uma pessoa física você pedirá para completar o CPF e a data de nascimento, se for uma pessoa jurídica, você solicitará o CNPJ e a razão social.
Outras situações que a criação de campos condicionais pode te auxiliar:
- Requisitar mais informações com base em certas condições nos campos anteriores;
- Tornar as tarefas mais compactas apenas pedindo mais informações quando necessário;
- Criar uma lógica condicional para aumentar a complexidade das tarefas
A seguir, demonstramos a aplicação desse exemplo no Protarefa:
Outra aplicação que auxilia na personalização é a criação de filtros dinâmicos,ou seja, adicionar condições para os filtros do campo, esse campo só exibirá os valores relacionados com a seleção anterior.
Por exemplo, se tivéssemos 2 campos “Cidade” e “Estado”, os valores da “Cidade” (filtrados por “Estado”) só iriam aparecer após a realização da escolha do campo “Estado”.
Também demonstramos esse exemplo na plataforma Protarefa, criamos um registro e, em seguida, colocamos esse registro como uma condição para que o campo cidade seja visualizado pelo usuário.
No gif a seguir, mostramos como criar seu registro para o filtro dinâmico:
Na imagem a seguir, o registro pode ser selecionado ao optar pela inclusão de um filtro dinâmico:
A criação de tarefas condicionais permite a criação de solicitações personalizadas e padronizadas, ocultando e revelando informações cruciais para a execução dos processos, evitando que os usuários encarem dezenas de informações irrelevantes, reduzindo o desperdício de tempo e possíveis erros.