Pare de centralizar as decisões da sua empresa

Centralizar as decisões pode estar matando a sua empresa e isso não tem relação nenhuma com empatia entre patrão, chefe, gestor e empregados.

O tema de hoje é doloroso: sua empresa não funciona quando você não está presente? A produtividade da equipe cai?

Então esse texto é para você!

O grande problema da sua empresa

Se a sua empresa só produz quando você está presente eu tenho uma triste notícia para você. Você está fazendo mal para o seu negócio.

Se a sua empresa está passando por isso eu só posso dizer que ela está morrendo e a culpa é sua e você não está sendo o remédio, está sendo a doença. Vou listar alguns sintomas e você me diz se a sua empresa se encaixa:

Centralizar as decisões não te ajuda

Quer ver porque você sufoca a sua empresa ao querer controla tudo?

– Quando você ou o gestor não está as pessoas não produzem e não sabem tomar decisões;

  • As atividades do time não seguem nenhum padrão, todo mundo faz mas cada um faz do seu jeito;
  • Os integrantes dos times não tem confiança na execução quando não tem você para perguntar se está certo;
  • Se você não fica em cima, o time perde o prazo;
  • Você nunca sabe quem realmente está atrasando o processo porque não tem como medir;
  • Aquela pasta compartilhada na rede sempre tem informação duplicada e quando alguém está com o arquivo aberto o outro não pode abrir?
  • Quando você tira férias a empresa para?
  • Quando um funcionário tira férias os outros não sabem o que tem que fazer?

“Minha empresa vai morrer?”

Calma, muitas empresas sofrem dessa mesma crise que você.

Já contei o segredo das empresas competitivas, se você ainda não assitiu, vai lá ver. Mas o que você tem que ter em mente que o que faz a sua empresa ser uma empresa próspera é a inovação e a adoção de tecnlogias. O passo inicial é desenhar todas as etapas e processos da sua empresa em um pedaço de papel antes de pensar em colocar em qualquer sistema. É esse mapeamento de processos que vai deixar a sua empresa sólida e com padrão nas entregas.

O passo inicial é desenhar todas as etapas e processos da sua empresa em um pedaço de papel antes de pensar em colocar em qualquer sistema. É esse mapeamento de processos que vai deixar a sua empresa sólida e com padrão nas entregas.

“Minha empresa é dinâmica e não tem um processo específico.”

Ok, concordo que sua empresa pode ter processos dinâmicos se você estiver trabalhando com inovação. Agora, se a sua empresa já tem um tempo de mercado e você não conseguiu mapear e desenhar os processos então eu recomendo fortemente que você procure um consultor de processos para te ajudar nessa etapa porque se continuar assim e você ficar doente e não estiver presente a sua empresa vai morrer. Vai morrer e a culpa é sua porque centraliza demais as informações.

Aquele velho ditado

Sabe aquele ditado: o porco só engorda se o dono estiver presente? Então esse ditado é velho e da época que não existia tecnologia, software e métricas de performance.

Hoje em dia existem softwares online para você ter acesso a todas as atividades que estão acontecendo em tempo real na sua empresa e o protarefa é uma dessas ferramentas online que vão te ajudar a gerir a empresa sem que seja necessário tudo passar por você e você ser o gargalo da sua empresa.

Eu sei que é difícil praticar o desapego, mas dar autonomia para as pessoas e usar um sistema que controle tudo isso automaticamente, que você possa ter uma base de conhecimento para guardar os documentos padrões da sua empresa, como contratos, perguntas frequentes e até uma intranet para fazer o compartilhamento de todas as coisas que acontecem na empresa.

A maior dica que eu vou te dar nesse início de desapego, não tente mudar tudo de uma vez.

Vá por partes, mas não se esqueça que a vida da sua empresa depende disso. Comece pelo departamento de vendas, de atendimento, de produção e quando você perceber os processos da sua empresa não vão depender apenas de você para dizer o que fazer, tudo será feito de forma automática, sincronizada e principalmente, padronizada.

Agora, se você ficou com alguma dúvida? Escreve aqui embaixo. 🙂

Bruno Benessuti

Bruno Benessuti é pós graduado em Gerenciamento de Projetos pelo SENAC e Bacharel em Sistema de Informação pela Unesp, trabalha a 12 anos projetos digitais e a 3 anos empreende em Startups. Hoje é sócio e CEO do Protarefa e acredita na tecnologia como ferramenta de mudança para uma sociedade melhor e que através dela problemas complexos possam ser resolvidos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit exceeded. Please complete the captcha once again.