Pare de centralizar as decisões da sua empresa

Centralizar as decisões pode estar matando a sua empresa e isso não tem relação nenhuma com empatia entre patrão, chefe, gestor e empregados.

O tema de hoje é doloroso: sua empresa não funciona quando você não está presente? A produtividade da equipe cai?

Então esse texto é para você!

O grande problema da sua empresa

Se a sua empresa só produz quando você está presente eu tenho uma triste notícia para você. Você está fazendo mal para o seu negócio.

Se a sua empresa está passando por isso eu só posso dizer que ela está morrendo e a culpa é sua e você não está sendo o remédio, está sendo a doença. Vou listar alguns sintomas e você me diz se a sua empresa se encaixa:

Centralizar as decisões não te ajuda

Quer ver porque você sufoca a sua empresa ao querer controla tudo?

– Quando você ou o gestor não está as pessoas não produzem e não sabem tomar decisões;

  • As atividades do time não seguem nenhum padrão, todo mundo faz mas cada um faz do seu jeito;
  • Os integrantes dos times não tem confiança na execução quando não tem você para perguntar se está certo;
  • Se você não fica em cima, o time perde o prazo;
  • Você nunca sabe quem realmente está atrasando o processo porque não tem como medir;
  • Aquela pasta compartilhada na rede sempre tem informação duplicada e quando alguém está com o arquivo aberto o outro não pode abrir?
  • Quando você tira férias a empresa para?
  • Quando um funcionário tira férias os outros não sabem o que tem que fazer?

“Minha empresa vai morrer?”

Calma, muitas empresas sofrem dessa mesma crise que você.

Já contei o segredo das empresas competitivas, se você ainda não assitiu, vai lá ver. Mas o que você tem que ter em mente que o que faz a sua empresa ser uma empresa próspera é a inovação e a adoção de tecnlogias. O passo inicial é desenhar todas as etapas e processos da sua empresa em um pedaço de papel antes de pensar em colocar em qualquer sistema. É esse mapeamento de processos que vai deixar a sua empresa sólida e com padrão nas entregas.

O passo inicial é desenhar todas as etapas e processos da sua empresa em um pedaço de papel antes de pensar em colocar em qualquer sistema. É esse mapeamento de processos que vai deixar a sua empresa sólida e com padrão nas entregas.

“Minha empresa é dinâmica e não tem um processo específico.”

Ok, concordo que sua empresa pode ter processos dinâmicos se você estiver trabalhando com inovação. Agora, se a sua empresa já tem um tempo de mercado e você não conseguiu mapear e desenhar os processos então eu recomendo fortemente que você procure um consultor de processos para te ajudar nessa etapa porque se continuar assim e você ficar doente e não estiver presente a sua empresa vai morrer. Vai morrer e a culpa é sua porque centraliza demais as informações.

Aquele velho ditado

Sabe aquele ditado: o porco só engorda se o dono estiver presente? Então esse ditado é velho e da época que não existia tecnologia, software e métricas de performance.

Hoje em dia existem softwares online para você ter acesso a todas as atividades que estão acontecendo em tempo real na sua empresa e o protarefa é uma dessas ferramentas online que vão te ajudar a gerir a empresa sem que seja necessário tudo passar por você e você ser o gargalo da sua empresa.

Eu sei que é difícil praticar o desapego, mas dar autonomia para as pessoas e usar um sistema que controle tudo isso automaticamente, que você possa ter uma base de conhecimento para guardar os documentos padrões da sua empresa, como contratos, perguntas frequentes e até uma intranet para fazer o compartilhamento de todas as coisas que acontecem na empresa.

A maior dica que eu vou te dar nesse início de desapego, não tente mudar tudo de uma vez.

Vá por partes, mas não se esqueça que a vida da sua empresa depende disso. Comece pelo departamento de vendas, de atendimento, de produção e quando você perceber os processos da sua empresa não vão depender apenas de você para dizer o que fazer, tudo será feito de forma automática, sincronizada e principalmente, padronizada.

Agora, se você ficou com alguma dúvida? Escreve aqui embaixo. 🙂

Daniel Bonato

Também conhecido por Bona. Líder estratégico e de desenvolvimento do Protarefa. Pós graduado em Gestão de Projetos com práticas do PMI e graduado em Publicidade e Propaganda. Docente em Instituições de Ensino como SENAC e SENAI, co-organizador do evento Startup Weekend da cidade de Bauru nos anos de 2016 e 2017. Mentor no evento Hackathon Bauru (devTalks) e Startup Weekend 2018. Evangelista da comunidade de startups de Bauru, Sandwich Valley. Palestrante em instituições de ensino como UNESP, FIB, ITE. Palestrante internacional no evento FUTURE STACK 2015 em São Francisco – CA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *