Os benefícios da automação de processos

Os benefícios da automação de processos

A tecnologia revolucionou a forma como as empresas organizam a sua rotina de trabalho, trazendo a comentada automação de processos, que se tornou fundamental para o crescimento dos negócios.

Grandes áreas foram transformadas pela presença da tecnologia, tais como: marketing, vendas e o relacionamento com o cliente. Aqui no blog falamos um pouco mais sobre essa transformação digital.

Grandes empresas compreenderam as transformações digitais e incluíram ferramentas de automatização em outros setores cruciais, por exemplo: a gestão de tarefas, a análise de cenários e recursos humanos, entre outras.

Dessa forma, essas empresas possuem mais formas de garantir a eficiência do negócio e a competição pelo mercado.

Pequenas e médias empresas estão, aos poucos, se adaptando à nova realidade organizacional e automatizando áreas estratégicas para fortalecer o produto final e garantir o sucesso do empreendimento.

Neste post iremos abordar alguns benefícios do mapeamento e automação de processos. Vamos lá!

Benefícios da automação de processos

O que é a automação de processos

Compreende-se automação de processos como a utilização de softwares especializados para compreender padrões de atividades diárias e permitir a otimização dos mesmos.

Esse sistema permite que o gestor possua uma visão ampla das atividades cruciais para a competitividade empresarial e o auxilie a construir estratégias e tomar decisões claras e assertivas.

Esse processo se difundiu e diversificou-se contribuindo para o desenvolvimento de muitos departamentos, tais como o suporte ao cliente.

Como funciona o fluxo: ao receber uma solicitação existe um fluxo de atividades que deve ser desenvolvida para garantir o sucesso do atendimento e a satisfação do cliente.

Outras áreas que foram impactadas pela automação de processos foram o setor varejista e o mercado contábil.

Atividades como: controle de estoque, cálculo de imposto e transações comerciais tiveram um crescimento exponencial, quando mapearem seus processos e os automatizou.

Dessa forma, a rotina de trabalho foi simplificado aumentando a produtividade . A seguir, iremos apresentar três benefícios da automação de processos.

Benefícios da automação de processos

1- Produtividade

O primeiro é o ganho de produtividade decorrente da automação de processos, ou seja, ao modelar um processo, a empresa conhecerá todas as atividades desenvolvidas.

Com esse conhecimento ela será capaz de construir um modelo seguro e eficiente para o fluxo de tarefas. Dessa forma, garantirá a eficiência máxima e reduzirá todos os riscos no workflow.

O aumento de produtividade e a exatidão nas operações permite que as empresas tornem-se mais aptas a competir por mercados globalizados e com ampla concorrência.

2- Gestão e análise

Um mapeamento de processos bem construído insere métricas para análise dos fluxos de trabalho, um bom software de automação permite que o gestor acompanhe o fluxo e as métricas construídas. 

Além disso, uma plataforma de gestão e produtividade disponibiliza informações claras e precisas que podem ser acompanhadas pelos departamentos.

Permite a realização de análises profunda, com informações precisas e capazes de amparar decisões estratégicas e pontos de melhoria.

Outro benefício é a integração entre os departamentos, que trabalharão em sincronia permitindo uma escalabilidade do negócio.

3- Foco na aquisição de novos clientes! 

Por último, conhecer os processos empresariais é fundamental para otimizar o tempo de trabalho, reduzindo os custos da operação e transformar essa economia em recursos para a aquisição de novos clientes.

Portanto, a automação de processos é fundamental para que as empresas possam escalar seu negócio e competir em um cenário globalizado e de ampla concorrência.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus colegas e os ajude a descobrir como o  mapeamento e a automação de processos pode contribuir para aumentar a competitividade e a produtividade.

Bruno Benessuti

Bruno Benessuti é pós graduado em Gerenciamento de Projetos pelo SENAC e Bacharel em Sistema de Informação pela Unesp, trabalha a 12 anos projetos digitais e a 3 anos empreende em Startups. Hoje é sócio e CEO do Protarefa e acredita na tecnologia como ferramenta de mudança para uma sociedade melhor e que através dela problemas complexos possam ser resolvidos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit exceeded. Please complete the captcha once again.